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Curso Estética Automotiva

O que é, quanto ganha, quanto custa e como montar uma Estética Automotiva

Saiba tudo O que é, quanto ganha, como abrir e montar uma Estética Automotiva. Descubra também os investimentos e quanto custo para abrir um Estética Automotiva.

O que é uma Estética Automotiva

Você deve imaginar que o Ramo de Estética Automotiva é um dos maiores ramos do Brasil. O setor automotivo representam cerca de 20% do PIB brasileiro (algo próximo a R$1 trilhão de reais). Logo o ramo de estética automotiva é um segmento altamente lucrativo e com possibilidade para todos.

Podemos definir a Estética Automotiva como um serviço que repara, recupera e melhora a estética de um veículo (carro, moto, aeronave, barco). Esse serviço pode se basear na pintura, acabamentos, interior, plásticos, lataria, peças, motor etc. Jamais podemos confundir Estética Automotiva com Lava-Rápidos.

A diferença entre Estética Automotiva vs Lava-Rápidos

Para entendermos a diferença, usaremos uma analogia:

Imagine que você está indo almoçar. Você tem duas opções: Ir em comer em um self-service (comida por kilo) ou ir em um restaurante. Nessa comparação o lava-jato é como se fosse um self-service: Você vai para um almoço mais rápido, com intuito de consumir uma comida que apenas satisfaça a sua fome. Na mesma comparação a Estética Automotiva entra como um restaurante: Um local que você irá frequentar para degustar uma comida completa; com entrada, prato principal, sobremesa (algo bem mais completo).

Nesse ponto o Lava-Rápido, Lava-Jato ou Lava-Car funciona como um serviço ocasional: Limpar ou lavar um veículo. Já na Estética Automotiva estão inclusos diversos outros serviços de reparos, restaurações e renovações. A lavagem do veículo, por exemplo, é apenas uma etapa de diversos outros serviços.

Processos

Existem vários processos e serviços em uma Estética Automotiva. Os dois mais famosos são a Cristalização e a Vitrificação. Ambos são serviços efetuados através do processo de polimento, espelhamento e aplicação de proteção automotiva. Com esses serviços é retomado o brilho da lataria de um veículo e são eliminados riscos e marcas de uso. Esses serviços agem como um todo no veículo.

As Estéticas Automotivas possuem também outros serviços que criam uma visão e atuação 360º, oferecendo várias soluções

processo estetica automotiva

Serviços

Conforme já falamos anteriormente; Polimentos ou Espelhamentos não compõe sozinhos um serviço de Estética Automotiva. Existem vários outros itens que compõe essa profissão e agregam ainda mais valor como: Higienização e Limpeza Interna dos Bancos, Limpeza de Bancos de Couro, Revitalização de Para-choques, Micro Pintura, Cobrimento de riscos, Impermeabilização de Bancos, Hidratação de Bancos de Couro, Limpeza de Ar-Condicionado e muito mais.

+ Veja também esse material: 9 SERVIÇOS PARA VOCÊ VENDER COM SUA ESTÉTICA AUTOMOTIVA EM 2021.

Quanto custa para abrir e montar uma Estética Automotiva?

Visto que o processo da lavagem é apenas um processo da Estética Automotiva não colocaremos os equipamentos necessários para iniciar uma Estética Automotiva, até por que inicialmente, você pode terceirizar ou ainda fazer a lavagem a seco nos veículos (não necessitam equipamentos).

Equipamentos necessários:

  • Máquina Polidora, Politriz: R$500
  • Boinas e equipamentos para Polir: R$250
  • Compressor de Ar: R$ 1.000
  • Mangueiras e gatilhos: R$150

Além disso, também serão necessários produtos que obviamente irão variar de acordo com os serviços e aplicação. Exemplo desses produtos: Detergentes para remoção de sujeiras da lataria, Odorizadores, Neutralizadores: pretinho para pneus, silicone para conservar partes plásticas, Desengraxantes, Ceras para finalização de serviços, líquidos abrasivos de polidores, lixas d’gua, Ceras, Vitrificadores, Produtos contra Hologria, Lustradores, hidrantes de couro, escovas, luvas, equipamentos de proteção individual, panos para secagem/esfregação, pano micro fibra entre outros.

Uma notícia boa é que elevadores ou máquinas mais caras e complexas não são necessárias inicialmente para desenvolver um serviço de boa qualidade. Além obviamente desses equipamentos citados anteriormente, será necessário um local e estrutura para realização dos serviços.

Localização:

A escolha do local da sua Estética é bem importante. Em um inicio não conseguiremos achar um local perfeito para nosso estabelecimento. Procure um local com a melhor localização possível e que consiga ter uma boa visualização do seu estabelecimento.

Estrutura:

Ter um ambiente com uma boa estrutura favorece tanto os processos dos serviços quanto a credibilidade passada. Inicialmente não precisamos de um local tão grande para iniciar os trabalhos. Procure um ambiente menor que caiba menos carros. Procure um local que consiga armazenar equipamentos, produtos e dividir as etapas dos serviços.

Quanto ganha uma Estética Automotiva?

Nessa parte, gosto de me apresentar para você e dizer alguns números que eu consegui com a Estética Automotiva. Meu nome é Santiago Neto e faturei mais de R$15 milhões no ramo em mais de 30 anos. Durante esse tempo já efetuei serviços em mais de 100.000 veículos. Esses números foram os que eu consegui e conto sobre eles nesse ebook:
+ Bio-ebook: COMO A ESTÉTICA AUTOMOTIVA ME FEZ MUDAR DE VIDA.

Trouxe esses números a você para mostrar que tudo é possível, inclusive você ter marcas bem maiores. Na Estética Automotiva os serviços oferecidos podem variar de R$50 à R$8.000 (serviços de Micro Pintura)
+CONHEÇA A MICRO PINTURA: UM FOGUETE PARA O FATURAMENTO DE UMA ESTÉTICA AUTOMOTIVA

Como montar uma Estética Automotiva?

Para montar uma Estética Automotiva você precisa de 3 pilares principais: Conhecimento de como fazer os serviços, saber Gerir (Gestão) e vender os seus serviços (Marketing).

1.Conhecimento

Para conseguir executar os melhores serviços e entender todas etapas é muito importante você ter conhecimento sobre Estética Automotiva. Por isso indicamos um curso profissionalizante.

2. A importância da Gestão

Gestão é algo que muitos empreendedores acabam se esquecendo no dia a dia. Os atos de gerir, planejar e “cuidar” da sua empresa farão você crescer cada vez mais se você se atentar aos seguintes fatores:

– CUSTOS E GASTOS DA SUA Estética: Você precisa saber como e onde andam os custos e gastos da sua empresa. Ter esses valores anotados e de fácil visualização farão com que você enxergue onde e como estão os seus custos. A importância dessa ação vai muito além de apenas colher a informação, é importante você enxergar onde estão os maiores custos e saber se há formas de reduzi-los ou até elimina-los. Exemplo: Preço de frete de entrega de materiais. Solução: ajustar a quantidade de vezes que você compra para evitar pagar muitos fretes.

– GANHOS E FORMAS DE AUMENTAR OS LUCROS: Além de saber os custos é muito importante você entender e enxergar seus ganhos. Entender quais serviços mais vendem e quanto é o lucro  desses serviços é muito importante. Você também precisa separar os ganhos da empresa dos seus gastos pessoais.

De todo dinheiro que você lucra com sua estética, separe o seu “salário” e reserve uma parte para investimentos, capitais de giro e emergência (ACREDITE isso faz muita diferença). Entenda que você também é um funcionário da empresa e que “aumentar o seu ganho em um mês” pode desestabilizar a saúde financeira da sua própria Estética. Todo dinheiro que fica para a empresa é INVESTIMENTO e CRESCIMENTO.

-INVESTIMENTOS E CONTRATAÇÕES:

Ter a visão das entradas, saídas e da situação financeira, ajuda você entender: quando aumentar a equipe, onde investir, qual serviço devo explorar, quais equipamentos comprar, como poderá crescer mais etc.

A importância do Marketing

Primeiramente precisamos de uma definição sobre o que é Marketing:

Marketing é fazer você vender seu serviço para mais pessoas, pelo maior preço e vender mais vezes. Nunca confunda Publicidade e Propaganda com Marketing: Publicidade e Propaganda são áreas que compõe o Marketing.

-Por que um mesmo produto ou serviço pode ter preços tão diferentes entre seus concorrentes? Por que alguns conseguem cobrar preços mais caros?

O Marketing promove estratégias e faz com que os clientes percebam VALOR no seu serviço. Não estamos nos referindo ao “valor” baseado só no preço, mas sim em todos os benefícios, status e retornos que ele terá quando deixar o veículo para você e não para o seu concorrente!

De maneira simplificada o Marketing é estruturado em criar valor em “4PS”: Produto (Serviço), Preço, Praça e Promoção.

+ SE VOCÊ QUISER SABER MAIS SOBRE O MARKETING E MARKETING DIGITAL PARA ESTÉTICA AUTOMOTIVA; VEJA ESSE GUIA GRATUITO.

Espero que você consiga obter os melhores resultados possíveis nesse ramo. Esse ramo e segmento tem total capacidade para fazer você mudar de vida. Abaixo deixarei mais dois materiais para você que irão ajudar muito

+MATERIAL GRATUITO: COMO INICIAR UMA ESTÉTICA AUTOMOTIVA (ATÉ NA GARAGEM DE CASA) 

+ GUIA COMPLETO PARA TER UMA ESTÉTICA AUTOMOTIVA LUCRATIVA